(11) 3181-7670 [email protected]

Recrutamento e seleção remota: como contratar pela internet de forma segura?

15 de outubro de 2021

Recrutamento e seleção remota: como contratar pela internet de forma segura?

A pandemia do coronavírus impactou todos os setores da economia e sociedade. Dentre eles, o mundo corporativo precisou se adaptar rapidamente para conseguir prosseguir com suas atividades.

A rotina dos empreendedores e colaboradores mudou completamente, de um dia para o outro, colocando setores corporativos de cabeça para baixo. O departamento de Recursos Humanos, por exemplo, o qual é responsável pela gestão de pessoas em uma empresa, precisou adaptar todos os serviços que antes eram presenciais para o modelo remoto.

Então, para um setor que precisa do contato com as pessoas, você pode imaginar que não tenha sido uma mudança tão simples. Na realidade, ainda não é! Mesmo com o avanço da vacinação e o relaxamento das normas de distanciamento social, muitas empresas decidiram permanecer com o sistema home office e continuar com algumas atividades remotas.

Isso porque mesmo em meio à incertezas, com o tempo muitas organizações perceberam as vantagens do trabalho remoto. Afinal, gera menos custos, melhora a qualidade de vida das pessoas que dependem do transporte público, entre outros benefícios.

No entanto, ainda não é fácil realizar algumas dessas atividades de forma remota, como o recrutamento e seleção de candidatos. Essa tarefa do setor de RH é muito importante, com a responsabilidade de manter os serviços da empresa ou até mesmo, possibilitar mudanças através da formação de novas equipes ou da reformulação das equipes atuais, em busca de um alto desempenho.

Como selecionar a pessoa certa a distância? Sem o contato presencial, essa atividade se torna menos assertiva? Como utilizar a tecnologia nesse sentido? Essas ainda são perguntas frequentes na área.

E nós, é claro, queremos apresentar respostas para todas elas! O fato é que o mundo mudou e surgirão cada vez mais soluções e tecnologias dispostas a nos ajudar. Então, a saída mais eficiente é nos adaptarmos.

Sendo assim, confira como realizar recrutamentos e seleções remotas para ter um bom desempenho no trabalho e escolher candidatos realmente qualificados. Acompanhe!

Contratações pela internet: como devem funcionar?

Recrutamento online acontece quando o único ou principal meio de contato entre empresa e candidatos para determinada vaga é feito pela internet. Esse processo digital é realizado por meio de plataformas específicas, que centralizam a divulgação da vaga, facilitam entrevistas e a comunicação com o candidato até a admissão.

Esse modelo de contratação já vinha sendo adotado há alguns anos no mundo corporativo. Muitas empresas já optavam pelo recrutamento e entrevistas pela internet para tornar estes processos seletivos mais rápidos e otimizados.

A diferença é que essa solução era limitada a determinadas etapas do processo, ou a empresa já aderente ao trabalho remoto, ou ainda em projetos específicos que não precisam da presença física dos candidatos nas instalações da empresa ou para vagas de filiais em outras cidades, estados ou países.

Os benefícios de realizar recrutamento e seleção online são diversos. Tanto a empresa quanto o candidato têm mais comodidade, evita-se o deslocamento, otimizam o tempo e a disponibilidade de horários se torna mais flexível, pode diminuir o estresse, entre outros.

Mas, afinal, como realizar processos tão rigorosos à distância? Embora muitos profissionais da área temam que a tecnologia atrapalha esse procedimento, a realidade é bem diferente. Ela só tem a agregar – se usada corretamente, é claro.

Como contratar pela internet?

O primeiro passo é entender que por mais que o processo seja realizado pela internet, a empresa terá um forte contato com os candidatos da vaga. E isso deve ser uma prioridade para a organização!

Nos cenários em que o assunto é desconhecido pelo time responsável por essas mudanças, o recomendado por especialistas da área é que as empresas contratem consultorias de RH para ter um apoio neste momento. Essas prestadoras de serviço vão ajudar o departamento a montar uma estratégia de recrutamento e seleção online ou até desafogar a parte burocrática do início do processo, dando chance e tempo para a empresa internamente se dedicar aos outros problemas..

Essa consultoria vai alinhar todos os detalhes da vaga, definir as etapas ideais, sugerir plataformas e soluções tecnológicas, realizar um funil dos candidatos analisando os currículos, propondo ou realizando testes de perfil dos candidatos, entre outros fatores importantes. 

A empresa pode e deve divulgar a vaga da maneira que está acostumada, seja pelas redes sociais, plataformas de vagas de emprego ou até mesmo indicações de funcionários, é a dinâmica de como vai trabalhar esse processo internamente que deve ser observado e ajustado.

O primeiro contato é muito importante, mesmo à distância e de forma online, o ideal é buscar uma comunicação que seja clara, ao mesmo tempo acolhedora, para diminuir o nervosismo do candidato e deixá-lo confortável com o processo que ele irá percorrer.  É importante deixar claro que o processo será remoto ou híbrido e se for aprovado, a proposta também seguirá via internet, dessa maneira, o candidato também deve ficar atento às necessidades para continuar no processo, como por exemplo, a necessidade de alguma ferramenta específica.

Essa primeira etapa pode ser por telefone ou até mesmo conversas no Whatsapp, é ideal formalizar também por e-mail, para que o candidato fique devidamente orientado. Depois de pré-selecionado os candidatos, é recomendado a aplicação de testes de habilidades, competência e perfil, esses testes, na sua maioria já estão adaptados para realização online, existem empresas de software voltados para RH que disponibilizam uma gama de modelos de teste, incluindo testes técnicos. Esse recurso auxilia a afunilar de maneira precisa, quais os candidatos estão mais próximos do que a empresa espera. 

O próximo passo da empresa é se organizar para as entrevistas. É importante decidir  qual ferramenta será utilizada (Skype, Zoom, Hangout, entre outros) e orientado adequadamente ao candidato para que ele se prepare para utilizar a ferramenta. Além de definir internamente quem participará desse processo e quem estará presente na entrevista.

Por mais que seja online, o profissional de RH está representando a empresa. Sendo assim, deve escolher um local e vestuário adequados para realizar as entrevistas para passar segurança para o candidato. 

Todo o processo deve ser feito com o mesmo padrão de qualidade do que o presencial.

A única diferença será que entre o candidato e o recrutador haverá uma tela de computador.

Como analisar o perfil do candidato?

Essa é a dúvida que não quer calar! Não tem motivo para se preocupar, a avaliação ocorrerá de maneira similar ao que aconteceria em processos presenciais. Então, confira se o candidato é pontual, sua preocupação com a sua apresentação e vestimenta, a escolha do local e como ele se preparou para a entrevista, se buscou se familiarizar com a ferramenta proposta pela empresa ou se deixou pra última hora, além de observar seus traços comportamentais.

É importante tentar entender a linguagem corporal da pessoa, e em caso de extremo nervosismo da parte do candidato, busque interagir com o mesmo de maneira amigável, tirando um pouco o foco da entrevista para que o candidato consiga se expressar com sinceridade. Lembre-se que falhas de conexão da internet acontecem e que dependendo do ambiente escolhido, interrupções podem acontecer, além do que também existem pessoas com dificuldade de se expressar diante de uma câmera, mesmo que seja do celular, tranquilize-o sobre isso.

Passado esse momento inicial de maior nervosismo, observe o interesse e entusiasmo, sua articulação e oratória,  demonstrado pela vaga e pela empresa, além da capacidade de apresentar as informações dadas no currículo, como experiências, conhecimento técnico, etc.

Entrevistas online tem outra vantagem, que é a possibilidade de ser registrada (gravada), isso permite que essa entrevista seja visualizada por outras pessoas interessadas no processo seletivo, mas lembre-se de pedir autorização para o candidato.

Como a HIS Consulting pode ajudar!

Somos uma empresa que oferece diversas soluções em consultorias corporativas. Isto é, oferecemos consultorias de RH que ajudam organizações a lidarem com problemas específicos, como a implementação de uma estratégia de recrutamento e seleção online.

Para facilitar essa transição e tornar esses processos cada vez mais assertivos, conte com a HIS Consulting. Nossos profissionais especializados estão prontos para ajudar a sua empresa!

Para maiores informações, entre em contato conosco.

Leia mais sobre

Últimos Artigos