Gestão de Recursos Humanos, administração de Recursos Humanos ou gestão de pessoas são termos diferentes para a mesma abordagem. Basicamente, se dão por conjunto de estratégias, técnicas e conhecimentos para gerenciar os colaboradores de uma empresa. 

Essa abordagem visa otimizar as relações entre as pessoas de uma equipe e, claro, o relacionamento entre a organização e seus colaboradores. Além desses objetivos, também é capaz de desenvolver times para viabilizar maior rendimento, produtividade e resultados.

Ou seja, a gestão de pessoas é responsável pelo investimento do capital humano nas organizações. Afinal, mais do que representar produtos ou serviços, as empresas são formadas por pessoas. Sem colaboradores, não há atividade, produção, inteligência e tampouco lucratividade.

Todos são fundamentais para o funcionamento de uma organização e também o principal diferencial competitivo entre as empresas. Isso porque a qualidade dos colaboradores e dos serviços prestados pela equipe são determinantes para tornar a marca reconhecida e diferenciada ou não.

Sendo assim, todo investimento e abordagens voltadas para a valorização do capital humano são vantajosas e merecem ser discutidas. E não estamos falando apenas de snacks, salas de descanso, jogos, entre outras ideais do tipo.

Embora seja formada por ações legais, a gestão de pessoas trata-se de algo mais profundo. Está mais relacionada com motivação, engajamento, conhecimento do perfil de cada colaborador, capacitação, atração de talentos e muito mais. 

É um assunto importante para o desenvolvimento das organizações atualmente e que merece bastante atenção. Por isso, explicaremos ao longo deste conteúdo em detalhes o que é gerenciamento de recursos humanos, como essa abordagem funciona e como aplicá-la.

Atenção: tem uma dica fundamental para este processo de implementação de novas abordagens, que é a consultoria de RH. Quer saber mais sobre este assunto? Acompanhe!

Gestão de pessoas: como funciona? Quais os pilares dessa abordagem?

Este tema é um pouco mais complexo do que parece. Estamos falando de relacionamento com pessoas, sendo assim, é um assunto extenso, cheio de considerações e desafios.

Mas, basicamente, gestão de pessoas é uma forma de investir no capital humano da empresa, trazendo benefício para ambos os lados envolvidos. Para os colaboradores, os efeitos positivos são claros.

Há um aumento da qualidade de vida, mais satisfação com o trabalho, orgulho de pertencer à empresa, bônus pelo atingimento de metas, entre outras vantagens. Para as empresas, ao contrário do que muitos pensam, os benefícios são ainda maiores.

O investimento em equipes têm o potencial de fazer com que profissionais trabalhem e se sintam valorizados e como resposta impulsionam também a produção e qualidade dos seus serviços. Com isso, eles trabalham melhor, se tornam mais engajados, felizes no trabalho e com os programas de desenvolvimento. Consequentemente, o resultado será contar com colaboradores cada vez mais qualificados e a companhia tende a desfrutar de mais produtividade, mais pessoas com vontade de fazer acontecer. E pode ainda impactar positivamente nos números de rotatividade e melhorar processos seletivos, ao se tornar uma empresa atraente para talentos do mercado de trabalho.

A conta é simples! No final, a qualidade de vida proporcionada gera mais lucratividade  para a marca. Ou seja, o que você faz por seu time não é gasto, mas sim investimento.

Mas, afinal, como funciona?

Existem diferentes técnicas de recursos humanos usadas para conciliar os desejos dos colaboradores com as metas da organização. Isto é, fazem o meio de campo garantindo que ambos saiam contentes.

Na prática, essa gestão é percebida pela atração de talentos certeiros para determinada vaga, inclusão de programas de treinamentos e capacitação para desenvolver a carreira dos profissionais, mapeamento do perfil dos colaboradores e assertividade na divisão de projetos, de promoções, entre outras ações.

Nessa gestão, os profissionais responsáveis precisam conhecer bem seus colaboradores para identificar quem é melhor para cada função. Sendo assim, precisam saber estipular metas e manter o clima organizacional positivo. 

Os gestores são responsáveis por garantir que a equipe cumpra a missão, valores e visão da empresa, além de inspirar a motivação nos colaboradores. Sem essa base, muitos profissionais não trabalham com o seu máximo potencial.

Eles precisam de motivação para engajar, vestir a camisa de empresa e se dedicar ao máximo para a conclusão de um objetivo. 

Desta forma, os pilares da gestão de pessoas são: engajamento, comunicação, atração e retenção de talentos, avaliação de desempenho, motivação e liderança positiva. 

Cada um desses pilares contribuem de alguma maneira para uma boa gestão de pessoas dentro de empresas. De fato, é bastante coisa. Mas implementar essa abordagem não é tão difícil quanto parece.

Como implementar gestão de pessoas na empresa

A primeira dica é contar com uma consultoria de RH. Neste caso, uma equipe especializada saberá mapear o que está faltando na gestão da organização para que gestão de pessoas esteja realmente cumprindo seu papel.

Caso nenhuma ação esteja sendo feita, a consultoria irá sugerir caminhos de como começar a abordar essa metodologia do zero. Em seguida, será dado todo o direcionamento necessário para que a organização consiga adotar a gestão de pessoas da melhor maneira possível, dentro das suas expectativas e objetivos.

É nesse momento que recebem orientações e sugestões de métodos para iniciar o mapeamento das necessidades e das equipes. Também compartilham quais as melhores técnicas para engajar equipe, como estabelecer bons processos seletivos, treinamentos, modelos de capacitação e estratégias que facilitem essa abordagem interna positiva. 

Ou seja, são profissionais experientes e altamente capacitados, falando o que deve ser feito e como pode ser feito, guiando passo por passo para que a gestão de capital humano seja eficiente a partir daquele momento.

Assim será muito mais fácil, concorda? Porém, só é possível com uma boa consultoria de Recursos Humanos, e a HIS Consulting tem este serviço a oferecer.

Aqui você encontra consultorias de RH de alta qualidade, confiança e competência. Somos especialistas em ajudar organizações a instalar novos procedimentos, processos e abordagens.

Entre em contato para maiores informações!