Telefone: (11) 3181-7670 [email protected]

Em 2020, no primeiro ano da pandemia em decorrência da disseminação do vírus COVID-19, mais de 500 mil empresas fecharam as portas temporariamente ou definitivamente.

Segundo um levantamento divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 75 mil lojas não aguentaram a crise e fecharam no ano passado. 

Em meio a um mundo de incertezas, as empresas que não encerraram suas atividades, pelo menos, passaram por dificuldades. Na luta pela sobrevivência, muitos empresários precisaram encontrar soluções diferenciadas.

Outros reconheceram a importância de algumas estratégias e setores. A área de Recursos Humanos se destacou no mercado e está entre as profissões mais promissoras de 2021.

O RH realiza mais do que admissões e demissões. Na realidade, suas atividades se tornaram ainda mais importantes em momentos de crise como o que ainda estamos vivendo. 

Responsável por gerenciar o capital humano do negócio, os profissionais dessa área se tornam responsáveis pelo bem mais precioso de toda e qualquer empresa: as pessoas. 

O fato é que nem todos os negócios contam com o departamento de RH bem estruturado e preparado para situações como essa em que ainda estamos vivendo. Por isso, outra área que cresceu desde o início da pandemia foi a consultoria em Recursos Humanos.

Empresas que não tem expertise nessa área, contratam as consultorias para entender os pontos a serem melhorados e os que estão funcionando bem, mas podem estar necessitando de uma modernização ou implantação de processos estruturados . É uma solução certeira para identificar falhas e possíveis melhorias na empresa e no setor, além de contribuir com a evolução do índice de desempenho.

Geralmente, são contratadas quando há algum problema recorrente ou algum aspecto que deve ser otimizado  pela visão do empresário. A seguir, conheça um pouco mais sobre esse serviço e entenda qual é sua importância em momentos de crise.

 

Como as consultorias de RH funcionam?

Consultorias, geralmente, são atividades que dão suporte em aspectos específicos e problemas pontuais para as empresas. 

A consultoria de RH funciona da mesma forma, visando auxiliar líderes, gestores e empresários com o mapeamento de desafios no setor de Recursos Humanos e propor soluções que podem ser operacionais ou estratégicas.

Cada empresa de consultoria de RH oferece diversos métodos diferentes. 

Com a HIS Consulting, por exemplo, nós temos um time de consultores especializados em diversas áreas (dentre elas, a de RH).

Prestamos suporte em situações como o surgimento de novas leis, novos métodos de trabalho, novas regulamentações, novas tecnologias, metodologias inovadoras ou até mesmo momentos de crises específicas, desde crises ambientais de força maior, passando por problemas econômicos, até a desmotivação de equipes, alta rotatividade e absenteísmo (ausências dos colaboradores no trabalho).  

Quais as vantagens? São diversas! A principal delas é o atingimento de resultados! Contar com um profissional especializado em assuntos que muitas vezes não são de conhecimento e expertise da empresa, para propor soluções e trazer novidades que não tinham passado pela sua cabeça. E mais: ainda oferece um plano de ação para dar um direcionamento nas ações que precisam ser executadas. 

Com esse apoio, problemas são resolvidos mais rapidamente, proporcionando uma série de benefícios para a empresa e suas equipes – como o aumento de produtividade, melhorias no ambiente corporativo, otimização de atividades e muito mais.

 

Qual a importância da consultoria de RH em momentos de crises?

Seja crise financeira, política ou sanitária, o mercado fica instável e a grande maioria das empresas sofrem algumas dificuldades. Com isso, os empreendedores precisam se reinventar e criar soluções para manter o negócio funcionando. 

Em 2020, por exemplo, muitas mudanças foram implantadas de forma urgente, sem muito tempo para planejamento. Alguns exemplos disso são as adaptações para trabalho em sistema home office, demissões em massa, atendimento por canais digitais e outras questões.

Diversas empresas não sabiam ou não sabem se adaptar a essas questões com facilidade. Neste cenário, a consultoria ajuda os empreendedores, líderes e gestores a lidar com esses problemas, trazendo soluções para manter ou melhorar o desempenho da empresa. 

Os profissionais facilitadores vão analisar a situação, encontrar soluções e traçar um plano de ação para solucionar o problema. É possível que, em alguns momentos, precisem da expertise de profissionais especializados em determinadas áreas e para isso, a consultoria conta com uma rede de serviços em diversos segmentos. 

A consultoria de RH da HIS Consulting é exatamente assim: ajuda empresas que precisam solucionar problemas específicos com profissionais especializados na área – sem que seja necessário contratar mais um profissional ou permanecer com o problema por não saber como resolvê-lo. É uma visão externa para identificar e solucionar problemas, mudanças e dificuldades.

As consultorias podem realizar pesquisas com as equipes e contribuir na leitura dos resultados, colaborar nos ajustes e dificuldades que persistem com o home office como o rendimento da equipe e as particularidades e dificuldades de cada colaborador, identificar problemas em processos mal elaborados e desatualizados, reestruturar departamentos, entender quais serviços podem ser otimizados para garantir mais eficiência ao processo, solucionar dúvidas sobre novas leis ou metodologias e muito mais!

 

Conheça a HIS Consulting 

A HIS Consulting é uma empresa especializada em gestão de pessoas. Contamos com profissionais extremamente qualificados em diferentes áreas de atuação para auxiliar o seu negócio, com consultorias corporativas, dentre elas, o RH. 

Estamos presentes em mais de 50 países, com atendimento personalizado e soluções (como a consultoria de RH) que podem melhorar significativamente o desempenho de qualquer empresa. Acesse nosso site e confira nossos serviços.