Telefone: (11) 3181-7670 [email protected]

Você sabe o que é talent acquisition? Essa é uma nova metodologia usada pelo setor de Recursos Humanos durante a contratação de novos colaboradores para empresas. 

Sempre surgem novas estratégias de atração e seleção de pessoas no mercado para encontrar e atrair os profissionais bem qualificados. Também é possível identificar quais desses possíveis candidatos se alinham com as necessidades de cada vaga e com a cultura organizacional do negócio.

Esses são fatores importantes para que o profissional escolhido no processo seja eficiente e traga bons resultados a longo prazo. 

Isso é importante porque empresas que contam com equipes qualificadas e extremamente eficientes têm maior capacidade de obter sucesso e se destacar entre os concorrentes. Afinal, os colaboradores trabalham dia após dia na realização das atividades da organização, mas precisam estar alinhados com a visão a longo prazo para que todo o trabalho estratégico desenvolvido por ele, traga resultados duradouros.

Ou seja, são eles que vendem, atendem, produzem e entregam os serviços do negócio. Desta forma, contratar profissionais devidamente capacitados e alinhados com o propósito da empresa é essencial para obter bons resultados.

A questão é: como encontrar o candidato ideal para cada vaga? É neste ponto que entra a metodologia talent acquisition – um método que visa trazer soluções a longo prazo para o negócio.

Se este é um termo novo para você, acompanhe este conteúdo para saber mais e entender como traçar estratégias de contratações assertivas. Importante: aquisição de talentos e recrutamento não são a mesma coisa, há diferenças importantes entre esses dois processos. Entenda!

 

O que é talent acquisition?

A aquisição de talentos não é um processo linear em que a empresa disponibiliza uma vaga de emprego, faz um processo de seleção e contrata algum dos candidatos. 

Na realidade, é uma abordagem cíclica que visa manter um bom relacionamento com profissionais de qualidade. Então, a corporação terá um grupo sustentável de candidatos para possíveis vagas que podem surgir a longo prazo. 

É um processo contínuo de atrair, encontrar, reter na base de dados e selecionar profissionais de alta qualidade.  Assim, quando a empresa precisar de um novo colaborador para determinada função, já terá boas opções de candidatos para selecionar e recrutar.

O objetivo dessa estratégia é colocar talentos nas vagas certas para alavancar o resultado das empresas. Como funciona? Com profissionais de RH especializados nessa metodologia ou com o auxílio de uma consultoria, os negócios indicam quais as características procuram em candidatos.

Então, o profissional fará um processo contínuo para encontrar e atrair candidatos com as competências indicadas. Além, é claro, de manter um bom relacionamento com eles a longo prazo, para desenvolver nesses candidatos o interesse em integrar o time, essa estratégia conversa muito com os processos de employer branding (marca empregadora) por tornar a empresa desejável e interessante para trabalhar, aos olhos dos profissionais qualificados do mercado.

Quando a empresa precisar de um profissional para ocupar a vaga, a construção do processo mencionado anteriormente facilita entrar em contato com esses candidatos que estarão na base de dados. A aquisição de talentos aumenta as chances da corporação de contratar apenas profissionais excelentes, que se destacam no mercado – além de reduzir o tempo e transtornos com processos seletivos diferenciados sempre que uma necessidade surgir. 

 

O que diferencia o recrutamento de talent acquisiction?

É comum confundir esses dois termos, já que se referem à formas de preencher vagas. Por isso, vamos esclarecer essa dúvida para que você saiba distinguir ambas as metodologias e colocar em prática aquilo que mais lhe agrada. 

O recrutamento seletivo busca preencher vagas já existentes ou que estão próximas de aparecer na empresa. É um processo de curto prazo que atende necessidades imediatas, diferentemente do talent acquisiction. 

No recrutamento e seleção, quando surge uma vaga, a equipe responsável monta um processo seletivo, elaborado ou não com etapas diversificadas e testes, e realiza entrevistas com os candidatos. Após esse procedimento, os recrutadores analisam os perfis e resultados do processo e selecionam o profissional mais adequado para a vaga. 

Ou seja, o recrutamento é um processo mais imediato, utilizado de forma reativa que foca em encontrar candidatos para preencher as vagas que estão abertas ou vão aparecer em curto prazo. 

 

Como aplicar o processo de talent acquisition na sua empresa 

Você pode colocar isso em prática com o auxílio da HIS Consulting! Somos uma empresa especializada em consultorias para empresas

Nossos serviços são destinados a corporações que precisam de suporte em aspectos específicos e necessidades pontuais de seu negócio  – como o surgimento de novas metodologias, como o talent acquisition. 

Por ser um novo método, muitas empresas e até mesmo setores de RH não têm expertise para implantar e colocá-lo em prática. Desta forma, nós podemos ajudar seu negócio a entender como realizar essa metodologia da forma mais adequada e eficiente possível.

Contamos com uma equipe repleta de profissionais experientes e qualificados em diversas áreas de atuação para propor soluções à sua empresa. Estamos presentes em mais de 50 países, com diversos clientes que puderam se beneficiar da nossa capacidade de oferecer atendimento exclusivo e um alto desempenho dos nossos serviços. 

Por isso, podemos contribuir para a aplicação dessa metodologia na sua empresa e atrair e reter talentos. Dessa forma, seu negócio terá uma equipe engajada, de alta produtividade e eficiência.

A consequência dessa ação é evidente e positiva: desenvolvimento organizacional saudável e constante. Acesse nosso site e confira nossas soluções! 

Temos um atendimento personalizado para entender suas necessidades. Qualquer dúvida sobre talent acquisition, entre em contato.