Telefone: (11) 3181-7670 [email protected]

A procura por consultorias de RH cresce a cada ano. Diversas empresas de todos os setores percebem a necessidade de contratar esse serviço para identificar pontos que podem ser melhorados e assim se desenvolver e proporcionar um crescimento saudável a todos os colaboradores envolvidos.

Principais dúvidas sobre o assunto

É possível que algumas organizações encontrem dificuldades para entender como esse serviço – que parece ser inovador – funciona. A maior dúvida é sobre quais atividades as consultorias podem realizar.

Em que área os consultores vão atuar? O que eles vão poder fazer? O que não está no seu escopo de atividades? Essas são perguntas comuns, que demonstram uma dor do mercado: obter uma explicação concreta, clara e objetiva sobre o assunto.

Esse é o nosso papel com este conteúdo! Apresentaremos as possibilidades de consultorias de recursos humanos e como são feitas, quais as abordagens mais comuns e como sua empresa pode entrar em contato com profissionais especialistas nesta área.

Acompanhe para esclarecer todas as suas dúvidas e entender como esse serviço pode contribuir para o crescimento saudável do seu negócio.

Como são as consultorias de RH?

A consultoria de RH é um trabalho desenvolvido por uma equipe especializada que atua como uma visão externa sobre os problemas de uma empresa. Como assim? A consultoria em avaliação de clima organizacional e avaliação de desempenho, por exemplo, analisa o ambiente organizacional, relações entre clientes, funcionários, líderes e gestores.

Entende-se também se o desempenho da gestão de pessoas está fluindo e outras informações importantes. Depois dessa análise, a equipe gera um diagnóstico de como está a situação da empresa no momento – levando em consideração a queixa da empresa ou o panorama geral de tudo que envolve gestão de pessoas (do operacional DP à estratégia). 

Neste documento encontram-se os seguintes pontos: o que precisa ser melhorado, quais práticas devem ser implementadas, quais os pontos fracos dos processos atuais ou o que precisa apenas ser ajustado para alcançar melhores resultados. 

Em seguida, é feita uma proposta de algumas estratégias que vão ajudar a empresa a solucionar a dificuldade que está enfrentando, assim como quais  ações podem ser executadas para aperfeiçoar seu desempenho e solucionar os obstáculos.

Importante: as consultorias de RH não são responsáveis por colocar essas estratégias em prática. Elas só servem como um guia do que pode ou deve ser feito e de como  pode ser realizado da melhor forma possível, mas os profissionais que elaboraram essas métricas não devem executá-las.

Em outras palavras, a partir de uma visão externa, os consultores identificam as características das áreas (os pontos fortes e fracos) e indicam mudanças que vão contribuir para o crescimento saudável da empresa.

Geralmente são estratégias alinhadas às metas empresariais e às necessidades dos colaboradores, que contribuem para um ambiente ainda mais harmonioso capaz de colocar mudanças em prática, sem causar grandes impactos na produção/ funcionamento da empresa.

O método mais tradicional inclui como abordagem: diagnosticar a raiz do problema, propor soluções e metas e traçar quais caminhos possíveis para atingi-las. 

Geralmente, as empresas entram em contato com as consultorias quando há algum problema específico – como a baixa produtividade, clima organizacional desequilibrado, alta rotatividade,  dificuldade com aplicação de pesquisas e avaliações de desempenho, reestruturação de cargos e equipes, por exemplo. 

Assim, quando não se sabe como resolver determinada questão dentro de uma instituição, conta-se com um apoio profissional dos consultores de gestão de pessoas. 

Vale ressaltar que, se tratando de pessoas, cada consultoria pode resultar em uma solução diferente, devido à complexidade que tem as relações humanas. Cabe à empresa contratante, ser franca e reconhecer a solução mais coerente para sua realidade e expectativa.

Confira a seguir algumas abordagens das consultorias de RH para compreender como elas funcionam. 

Recrutamento e processo seletivo

As consultorias não são responsáveis por divulgar vagas de emprego. Na realidade, elas contribuem para que as empresas contratem os colaboradores mais adequados para cada vaga.

Basicamente, as consultorias fazem processos seletivos aprofundados e assertivos, conforme as necessidades do negócio. Isso porque muitas organizações não têm tempo ou não sabem como realizar um recrutamento de forma eficaz e duradoura.

Por consequência, acabam contratando profissionais que não tem o perfil da empresa e às vezes na pressa, estes também são pouco preparados para a necessidade da vaga ou tampouco atendem aos requisitos da vaga. Com a consultoria de RH para processos seletivos, as empresas têm um apoio profissional nesse momento, tornando-se uma ótima solução em recrutamento e seleção.

Os profissionais especializados em processos seletivos, saberão identificar qual perfil de candidato a equipe necessita, além dos requisitos técnicos. Por meio de conhecimentos sobre análises comportamentais, sabem como realizar uma boa entrevista e também o que devem estabelecer para testar as habilidades e competências dos candidatos. 

Tudo isso promove uma contratação mais assertiva, de um profissional que vai agregar maior produtividade para a equipe, contribuindo efetivamente para o crescimento do negócio.

Melhora de produtividade das equipes

Um problema muito comum entre as empresas é a baixa produtividade. Esse fator impacta diretamente nos resultados do negócio e muitas vezes parece não ter solução. 

No entanto, na grande maioria dos casos, a raiz do problema pode ser: falta de motivação, problema com a liderança, processos falhos, algum profissional que está ocasionando um atraso nas atividades, estabelecimento de metas irreais, clima organizacional negativo, entre outros diversos motivos.

O consultor de RH atuante vai analisar a rotina de trabalho das equipes, entrevistar os envolvidos, identificar qual é o problema e indicar soluções, sejam eles treinamentos, remanejamento de colaborador, revisão de metas, de acordo com o problema identificado.  

Com uma visão externa e especializada, sem interferências pessoais, é muito mais simples identificar o que está causando problemas e pensar estrategicamente em como solucioná-lo rapidamente.

Apoio em momentos de crises

Em momentos de crise, o setor de RH é sempre o primeiro a precisar se adequar, se tornando junto com as lideranças e demais áreas, a área responsável por dar direcionamento, diminuindo impactos negativos e trazendo soluções. Vamos ilustrar um problema real que muitas pessoas devem se identificar no momento:

Problema 

Na pandemia em decorrência do coronavírus em 2020 e 2021, muitos negócios passaram a funcionar digitalmente e com 100% de funcionários trabalhando em sistema home office.

Como lidar? Quais regras e normas seguir? As consultorias representam a ferramenta usada como apoio aos profissionais da área que devem entender como prosseguir na crise e se adaptar ao momento da melhor forma possível.

Consequências

As demissões em massa, reduções salariais, jornadas de trabalho afetadas pelas regras de cada município e declarações de falência foram grandes problemas para empresas que não sabiam como agir, quais normas seguir e se havia alguma forma de melhorar esse momento. 

Solução

As consultorias, então, prestam apoio profissional nessas situações para que momentos delicados como o que foi apresentado não causem impactos irreparáveis em circunstância das crises, ajudando na organização e controle de problemas imediatos, sem deixar de olhar para o futuro preparando-se para o pós-crise.

Implementação de tecnologias 

O mercado muda constantemente e novas tecnologias surgem todos os anos para otimizar diversas atividades. Quando há a implementação de novos sistemas, por exemplo, às vezes uma empresa inteira precisa se adaptar.

Quando uma nova tecnologia é implementada sem que os colaboradores estejam preparados para isso, a produtividade pode baixar e pode ocasionar o aumento de falhas no processo.

Então, a consultoria de RH pode preparar a implantação, avaliando os pontos cruciais que precisam de atenção e sobretudo, aqueles que estão mais despreparados para receber essa modernização. Sempre buscando procedimentos e métodos capazes de contornar possíveis problemas e tornar a transição menos impactante para todos os envolvidos, principalmente para a produção e desenvolvimento do trabalho.

Estabelecimento de metas

Como estabelecer metas reais e atingíveis para as equipes? Todas as áreas podem trabalhar com metas, seja para fins de bonificação financeira, ou para diferenciar, identificar e dar reconhecimento aos talentos da empresa.

A empresa de consultoria de RH conta com profissionais especializados para analisar o mercado, segmento da empresa, rotina e necessidades das equipes e todos os fatores que implicam no atingimento de metas.

Assim, eles vão estabelecer objetivos mais assertivos que desafiem os profissionais, mas não sejam irreais e desmotivadoras. 

Conte com a HIS Consulting para consultorias de RH

Esses são alguns exemplos de como as consultorias de RH podem ajudar empresas de todos os segmentos e portes. O próximo desafio é: como encontrar uma consultoria de qualidade?

Já encontrou! Nós, da HIS Consulting, oferecemos consultorias das mais variadas áreas de atuação. As de RH são compostas por profissionais extremamente capacitados e experientes que vão te ajudar a crescer e superar obstáculos. 

Entre em contato para entender mais sobre nossos serviços e diferenciais!