Não é de hoje que a área de Recursos Humanos vem se posicionando como uma área estratégica para o desenvolvimento das empresas. Mais do que nunca, o setor de RH é responsável por muito mais do que apenas realizar processos seletivos, folhas de pagamento e desligamentos.  Ao contrário do que muitos imaginam, essa área é extremamente importante para o desenvolvimento das corporações e, aquelas que já perceberam isso estão conquistando resultados incomparáveis.
Telefone: (11) 3181-7670 [email protected]

Não é de hoje que a área de Recursos Humanos vem se posicionando como uma área estratégica para o desenvolvimento das empresas. Mais do que nunca, o setor de RH é responsável por muito mais do que apenas realizar processos seletivos, folhas de pagamento e desligamentos. 

Ao contrário do que muitos imaginam, essa área é extremamente importante para o desenvolvimento das corporações e, aquelas que já perceberam isso estão conquistando resultados incomparáveis.

Atualmente, o papel do RH é fazer uma gestão de pessoas de forma estratégica visando o crescimento das corporações. É importante investir nesse setor, porque os colaboradores são responsáveis por grande parte do sucesso dos negócios – sejam eles de pequeno, médio ou grande porte.

Esse setor pode se desenvolver para ter o entendimento do negócio, conhecer o mercado onde a empresa está inserida, o cenário econômico, processos internos e externos e colocar foco nos resultados em sincronia com os demais setores da organização.

Sendo assim, percebemos que é fundamental incluir o RH na criação das estratégias para que a empresa atinja seus objetivos de maneira assertiva. O que seriam essas estratégias? Ações para alcançar as metas (sejam elas de vendas, financeiras, de posicionamento, etc) em conjunto com desenvolvimento  operacional, atraindo e retendo talentos e também as ações que viabilizam isso, criando e promovendo um bom clima organizacional. 

Tudo isso em conjunto torna a área de RH uma grande potência dentro das empresas. Com uma visão sistêmica e confiança das pessoas, o RH tem papel fundamental no crescimento de qualquer companhia. 

Se seu negócio ainda não tem um setor de Recursos Humanos bem estruturado e definido, não se preocupe. É possível começar a colocar as estratégias de RH em prática o quanto antes. Continue conferindo nosso conteúdo para saber mais.

RH e desenvolvimento das empresas: entenda a relação!

O papel do RH no crescimento das empresas pode ser definido como um agente de mudanças. Deve agir como um ponte entre a estratégia da organização e as pessoas, unindo as metas da empresa com o direcionamento dos times e o bem-estar dos colaboradores.

Uma das frentes mais importantes dessa área é, de fato, o recrutamento. Isso porque se uma empresa deseja crescer, precisa contratar novos profissionais – de acordo com a demanda, é claro – para manter o nível de qualidade de produção e atendimento mesmo com o número de clientes crescendo. 

Contudo, apenas contratar não é o suficiente. É preciso atrair talentos, aqueles profissionais que se destacam pelo seu conhecimento e perfil no mercado de trabalho.

Cada vaga exige habilidades e características diferentes, então, saber encontrar profissionais adequados para cada necessidade da empresa é fundamental. Deve ser realizado um processo seletivo detalhado e aprofundado.

Da mesma forma, deve-se identificar possíveis líderes para começar a gerenciar equipes da melhor forma possível, com base em estratégias de gestão humanizadas. Todo o processo de atração, seleção e treinamentos são realizados pela área de RH.

É uma frente importante para o desenvolvimento organizacional, mas não a única. 

Motivação dos colaboradores

Como dissemos, as empresas são feitas de pessoas. São elas que trabalham todos os dias fazendo o negócio girar. Ter equipes motivadas, que vestem a camisa e fazem acontecer, é o desejo de todo empreendedor.

Contudo, para que isso aconteça é extremamente importante montar estratégias para motivar os colaboradores. Assim, eles se empenham mais e trabalham em busca do sucesso da empresa – além, é claro, de fazer com que eles se sintam importantes e melhorem seu bem-estar na rotina de trabalho. 

Como motivá-los? Colocar a cultura do feedback em prática, desenvolver as lideranças, proporcionar cursos de capacitação, palestras, criar um ambiente organizacional harmonioso e gerar todas as ferramentas necessárias para que eles se desenvolvam. 

Avaliação de líderes e colaboradores

Outra frente importante é a avaliação de desempenho, por exemplo, individual e em grupo das equipes. Líderes, gestores e colaboradores de linha operacional devem ser analisados constantemente.

Assim o RH consegue identificar o que pode ser melhorado, e entender a composição e formação das equipes, de maneira individual para reconhecer as possibilidades de remanejamento, os colaboradores que mais se destacam, quem tem dificuldade e quais são essas dificuldades, quais processos estão funcionando bem e quais podem ser otimizados, entre outras questões.

A partir da verificação de performance de cada colaborador e equipe em geral, com a avaliação de desempenho organizacional, é possível traçar estratégias para melhorar o desempenho do grupo. Isso resulta na possibilidade de ter mais produtividade e eficiência — elementos que auxiliam no crescimento empresarial.

Esses são alguns exemplos da importância do setor para o crescimento e desenvolvimento da organização. O gerenciamento do capital humano é essencial para todas as empresas, independentemente de seu tamanho e segmento.

Como ter um setor de RH bem estruturado, com profissionais capacitados que tracem as melhores estratégias? Com uma consultoria de Recursos Humanos. Entenda!

Consultoria de RH é o ideal para seu negócio

As consultorias de RH analisam como o setor está atuando no seu negócio, identifica falhas e pontos a serem melhorados. Depois da análise, é elaborado um relatório com sugestões de ações que podem ser executadas para que as estratégias comecem a dar certo e a trazer resultados para a organização.

A HIS Consulting oferece consultorias especializadas com profissionais experientes na área. Vamos identificar como tornar o seu setor de RH uma área estratégica dentro da sua empresa, capaz de acelerar o seu crescimento saudável. Entre em contato!