Telefone: (11) 3181-7670 [email protected]

Empreender é o sonho de muitos brasileiros. Segundo uma pesquisa encomendada pela Herbalife Nutrition e conduzida pela OnePoll, a qual entrevistou mais de 20 mil pessoas. 77% dos entrevistados sonham em abrir o próprio negócio.

Entre as motivações para esse desejo estão a flexibilidade de horário, ser o próprio chefe, aumentar ganhos e satisfação profissional. Além, é claro, de poder trabalhar com sua paixão. 

No entanto, no Brasil, para empreender, é preciso fazer mais do que apenas sonhar. Por aqui, o empreendedorismo é uma área cheia de desafios, burocracias e dificuldades. Se abrir um negócio é complicado, mantê-lo no país é ainda mais complexo.

Segundo o levantamento “Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo”, do IBGE, menos de 40% das empresas abertas em 2012 não conseguiram manter as portas abertas até 2019.

Esse dado se torna ainda mais preocupante quando pensamos que no Brasil, 4 a cada 10 empresas não sobrevivem mais de 5 anos. No Estado de São Paulo, por exemplo,  23,7% não sobrevivem aos 2 primeiros anos de atividade. 

Os motivos para dados tão expressivos podem ser diversos, como a alta competitividade, burocracia, dificuldades financeiras e outros. Diante deste cenário, empreendedores ou profissionais que têm o sonho de abrir o próprio negócio buscam soluções para fugir dessas estatísticas. 

Dentre elas, as mentorias profissionais são soluções eficientes que podem levar empreendedores de todos os portes e segmentos ao sucesso. Trata-se de um acompanhamento individual que prepara a pessoa para os maiores desafios do empreendedorismo.

Se você tem este sonho e deseja se preparar para colocá-lo em prática e ter sucesso no mercado, deveria conhecer a mentoria profissional agora mesmo. Este serviço pode mudar os caminhos da sua empresa.

E mais: nós, da HIS Consulting, estamos dispostos a te ajudar a se consolidar no mercado e se tornar um empreendedor de sucesso. A seguir, saiba mais sobre as mentorias, como elas funcionam e seus benefícios.

Mentoria para negócios: saiba tudo sobre o tema

Ao contrário do que muitos pensam, o empreendedorismo não é uma área glamurosa. Na realidade, o mundo dos empreendedores é cheio de desafios, incertezas e tomadas de decisões importantes.

O empreendedor, portanto, precisa ter sabedoria, resiliência e o apoio correto para conseguir fazer com que a empresa se desenvolva de forma gradual e constante. 

Somente assim, ele conseguirá analisar o contexto geral das situações e entender qual é o melhor caminho a ser seguido para caminhar e construir uma empresa de sucesso. A mentoria de negócios serve como uma boa base de apoio aos empreendedores que estão começando ou enfrentam dificuldades ao longo de sua trajetória.

Esse suporte tem o objetivo de ajudar o profissional a tirar projetos do papel para transformá-los em algo lucrativo, compreender soluções para dificuldades e solucionar problemas que podem impedir o crescimento da companhia. 

Existem dezenas de dificuldades, como a gestão de pessoas e equipes, instrução sobre economia, finanças, área de RH e legal, contabilidade, comunicação, legitimação de ideais, suporte para questões burocráticas e muitas outras.

Como a mentoria funciona?

A mentoria de negócios se dá pela relação entre mentor e mentorado. Funciona como todos os outros modelos de mentorias, mas esta é focada aos empreendedores que precisam de um apoio no dia a dia.

Nestes casos, o mentor, que é um empreendedor experiente, qualificado e com excelente reputação, ajuda outro profissional com menos experiência no mercado a superar obstáculos, resolver problemas de forma estratégica e simplificada. 

Mentor e mentorado se encontram em datas e horários pré-estabelecidos e conversam sobre temas importantes para o desenvolvimento do novo empreendedor.

Entre uma sessão e outra, o mentorado coloca em prática tudo que aprendeu na mentoria, realiza as atividades indicadas pelo mentor e depois, leva suas considerações ao próximo encontro para serem discutidas.

O mentor tem o know-how sobre a área e consegue antecipar problemas, apresentar soluções ágeis e aconselhar o mentorado diante de situações difíceis de lidar. Afinal, ele já passou por tudo isso e sabe como agir nesses tipos de circunstâncias.

Qual o papel da mentoria profissional para o crescimento de empresas

A mentoria tem um papel importante no desenvolvimento de empresas, uma vez que orienta empreendedores para que eles evitem erros e falhas no dia a dia – as quais poderiam impactar negativamente no crescimento da companhia.

Além disso, a mentoria incentiva o empreendedor, legitima suas ideias, o ajuda a lidar com políticas do negócio, as exigências do mercado e as dificuldades de uma gestão.

Onde encontrar uma mentoria profissional de qualidade?

Para tanto, os empreendedores devem contar com mentores de qualidade, com experiência e reconhecimento no mercado. No entanto, encontrar esses profissionais não é tão simples quanto parece.

Por isso, a HIS Consulting pode ser a sua solução! Oferecemos diversas consultorias e mentorias profissionais. Aqui, você encontra empreendedores de sucesso que estão dispostos a ajudar profissionais que estão começando a trilhar caminhos de sucesso.

Entre em contato conosco para conhecer nossas soluções!