Telefone: (11) 3181-7670 [email protected]

O termo transformação digital está cada vez mais em evidência no mundo corporativo. Ao contrário do que muitos pensam, este não é um conceito para o futuro e sim, uma estratégia necessária para a sobrevivência de empresas atualmente.

Basicamente, o termo se refere a uma mudança estrutural das organizações em que a tecnologia é a protagonista. Mas não se engane, é um conceito muito mais amplo do que ter um site, blog ou perfil nas redes sociais. 

Na realidade, é um processo no qual as empresas fazem uso da tecnologia para melhorar seu desempenho, produtividade, aumentar o alcance da sua mensagem e conseguir melhores resultados. 

Muitos dizem que a transformação digital, na verdade, se trata de uma mudança em empresas de todos os portes e segmentos, em que a tecnologia é usada estrategicamente e de maneira central nas operações.

Ou seja, muito diferente de uma aplicação superficial da tecnologia que muitos empreendedores realizam, acreditando estar dentro do conceito. Empresas que não se adaptam a esta nova realidade, podem perder espaço no mercado. 

A concorrência está cada vez maior, então, o ideal é que – principalmente pequenas e médias empresas – estejam sempre atualizadas e aprimorando seus processos. Com isso, terá serviços mais bem feitos, com agilidade, qualidade, atendimento de excelência e outros diferenciais que apenas a praticidade da tecnologia pode proporcionar, incluindo segurança.

O fato é que a transformação digital traz impactos importantes na sociedade, empresas e na vida dos colaboradores.

Por mais que a tecnologia seja a protagonista neste conceito, os profissionais continuam sendo fundamentais para o funcionamento de uma organização. Então, ao falar de transformação digital, devemos sempre pensar na importância dos colaboradores para que este conceito seja colocado em prática com eficiência. 

Confira ao longo deste conteúdo, qual o impacto da transformação digital na rotina dos colaboradores, como eles são importantes neste processo e conheça um novo termo, o People Transformation. Acompanhe!

Qual o papel dos colaboradores no processo de transformação digital

Muitos acreditam que a transformação digital veio para substituir a mão de obra humana e com os anos, as pessoas perderão seus empregos para máquinas e softwares.

No entanto, esse conceito não representa este perigo. Na realidade, a transformação digital visa otimizar tarefas, rotinas e resultados. A tecnologia vem para ajudar nos processos e em conjunto com a inteligência humana, entregará mais, em menos tempo. 

A teoria da transformação digital indica que todos os colaboradores devem ser envolvidos no processo – desde os da linha operacional, até cargos de liderança. Esse envolvimento é vital para o sucesso da implementação de sucesso da tecnologia.

People Transformation é exatamente isso, um conceito que indica qual o papel dos profissionais com a transformação digital. Ele visa conscientizar as empresas da importância dos colaboradores engajados nesta forte mudança. 

Como engajar os profissionais nessa transformação? Como o conceito é relativamente novo e a transformação digital ainda está se popularizando, não existe um manual que traga um passo a passo completo e eficiente de como implantá-la com sucesso.

Tampouco indicando qual o papel dos colaboradores nesse processo. Isso porque cada empresa tem suas necessidades, características e contexto. No entanto, uma pesquisa realizada pela consultoria em inovação Futurum Research, com mais de 500 empresas de diversos setores, os profissionais desejam fazer parte deste processo.

A pesquisa indica que 50% dos entrevistados dizem que gostariam de ajudar a treinar outras pessoas em novas tecnologias. Outros 40% indicam que têm a mente aberta sobre o uso de novas ferramentas.

E 35% deles dizem que estão abertos às mudanças que serão adotadas na empresa. Os dados  mostram como os colaboradores têm iniciativas importantes e que estão dispostos a ajudar neste processo.

Desta forma, o engajamento dos funcionários deve ser uma prioridade desde o início da transformação nas empresas. Eles podem contribuir para um processo mais saudável, eficiente e produtivo. 

Mas lembre-se: a mudança é bem-sucedida quando os colaboradores de todos os níveis se sentem envolvidos na transformação – desde os que realizam tarefas operacionais, até diretores, líderes e a gerência.

People transformation: como a HIS Consulting pode ajudar

A HIS Consulting é uma empresa que oferece consultorias de diversos segmentos. Como vimos, os colaboradores são essenciais para a modernização das organizações. Como gerenciá-los para este momento?

Podemos ajudar com treinamentos internos e consultorias para colaboradores, mentoria para líderes com dificuldade em conduzir equipes ou que não estão atualizados para mudanças, além de consultoria para reestruturação de áreas e equipes. Afinal, empresas de todos os portes e segmentos podem – e devem – passar pela transformação digital.

É uma forma de manter a competitividade no mercado. Muitas vezes, essas empresas não contam com um setor de RH bem estruturado, por exemplo, para lidar com mudanças estruturais tão profundas.

Por isso, as consultorias para empresas e treinamentos são fundamentais para um processo eficiente, sem grandes transtornos ou dificuldades. Entre em contato conosco para entender como podemos ajudar a sua empresa, no contexto que está vivendo.