Telefone: (11) 3181-7670 [email protected]

Manter uma carreira profissional de sucesso atualmente é um desafio. O mercado está complexo e a competitividade cada vez mais acirrada, por isso, é preciso se destacar dentro das empresas, atrair ótimas oportunidades e tomar as decisões corretas. 

Contudo, essa não é uma tarefa fácil, ainda mais quando são pessoas que acabaram de entrar no mercado ou pessoas que desejam mudar de carreira, por exemplo. 

É comum também encontrarmos profissionais que ainda não encontraram seu caminho e aqueles que se vêem estagnados na vida profissional. 

O que fazer nesses momentos? A gestão de carreiras é uma solução que está se popularizando no país e tem tudo para impulsionar a carreira das pessoas. 

Esse serviço refere-se a um conjunto de práticas e técnicas que visam estruturar a trajetória profissional de um indivíduo. Em conjunto com um consultor qualificado, a pessoa identifica um objetivo e traça o melhor plano para atingi-lo.

Se o profissional deseja mudar de área, esse serviço vai ajudá-lo a traçar o caminho que ele precisa percorrer para desenvolver uma carreira nesse novo segmento – seja através de cursos, networking, workshops, desenvolvimento de alguma habilidade específica, comportamental ou qualquer outra ação que o leve até um emprego na área que deseja.

Mais do que um aconselhamento ou análise comportamental, a gestão de carreira é uma atividade que guia as pessoas até seus objetivos profissionais. Se está interessado (a) por essa solução, mas não sabe como ela funciona, está no conteúdo certo.

O primeiro passo para a mudança você já deu – que foi procurar soluções para sua carreira. Agora, entenda o que é e como funciona a gestão profissional. 

 

O que é gestão de carreiras?

Gestão de carreiras é um serviço destinado a profissionais que estão estagnados, àqueles que querem mudar de área, desejam ser promovidos, almejam conseguir uma boa vaga no exterior ou em uma multinacional e precisam de ajuda para traçar um plano de ações, que o prepare e o leve para tais objetivos.

É uma solução eficiente até mesmo para estagiários e jovens aprendizes que ainda não sabem qual carreira seguir e que nunca tiveram nenhum contato com o mercado de trabalho – que é tão desafiador atualmente. 

Ser um ótimo profissional vai muito além de ter conhecimentos sempre atualizados, é também ter o preparo adequado para lidar com os desafios da área e do dia-a-dia que envolve a rotina e as responsabilidades de um trabalho.

Basicamente, essa gestão visa o desenvolvimento pessoal e profissional de indivíduos que desejam atingir alguma meta na vida profissional (visando impulsionar sua carreira).

 

Como funciona a gestão de carreira

Cada empresa oferece o serviço de certa maneira e com metodologias diferentes. Mas, no geral, o processo básico de gestão de carreiras é o seguinte: O primeiro passo é entender qual o real objetivo daquela pessoa. Então, por meio de conversas e testes (entre eles a análise comportamental conhecido como DISC), o gestor e o profissional vão estabelecer a meta ideal em conjunto. 

Com base nessa informação, é elaborado um plano de ação. Afinal, uma estratégia para um profissional recém formado, interessado no mercado financeiro é diferente das estratégias aplicadas para um profissional experiente, com anos de experiência, que deseja atingir um cargo de liderança.

Então, para ter início, é preciso haver esse entendimento de objetivos e possibilidades. No plano de ação, é realizada uma análise dos pontos fortes (que precisam ser potencializados e utilizados a favor) e pontes que necessitam de maior atenção (que devem ser trabalhados e desenvolvidos para a conquista daquele objetivo).

Exemplo: o profissional deseja trabalhar em uma multinacional e não tem conhecimento algum em línguas estrangeiras, vai receber estratégias de como se preparar para o cargo, começando por aprender inglês – idioma extremamente necessário para a maioria das vagas de empresas que está presente em outros países.

Também serão indicadas quais habilidades o profissional deve ter para atingir determinada meta, quais cursos pode fazer, qual o nível de conhecimento deve ser desenvolvido, além do estímulo do desenvolvimento de networking na área.

Esses são só alguns exemplos entre muitas outras soluções para ajudar qualquer  pessoa a dar um up em sua carreira.

 

Gestão de carreiras para empresas: quais as vantagens?

As vantagens dessa gestão para pessoas físicas ficam evidentes quando temos a seguinte informação: terão um apoio de especialistas que podem auxiliar no processo de desenvolvimento profissional e, possivelmente, passam a ter mais chances de atingir seus objetivos com mais facilidade ou em menor tempo. 

Contudo, inúmeras empresas aplicam internamente a estratégia gestão de carreiras, oferecendo esse serviço aos seus colaboradores. E acredite, não estão errados ao desenvolver essa função, pelo contrário, existem diversas vantagens de aplicar tal metodologia em seu negócio – começando pelo desenvolvimento a longo prazo dos colaboradores, o que impactará diretamente na qualidade e eficiência dos serviços prestados. 

A empresa passa a ter equipes mais engajadas e intencionadas a crescer dentro da empresa, vestindo a camisa do seu negócio.

Não podemos esquecer de mencionar a retenção de talentos e o employer branding (marca empregadora) que é uma vantagem que as empresas estão trabalhando para desenvolver e assim atrair naturalmente mais talentos. 

Com tudo isso, consequentemente, a empresa se torna mais competitiva no mercado e consegue se consolidar com menos dificuldade. 

Como aplicar no negócio? O mais indicado é terceirizar esse serviço! Uma visão externa costuma ser mais abrangente, o que traz mais possibilidades de soluções.

Onde ter acesso a empresas que realizam gestão de carreiras?

Diversas empresas, sobretudo as especializadas em RH, oferecem esse tipo de serviço para pessoas físicas. 

Nós, da HIS Consulting, disponibilizamos soluções como: mentorias, gestão de carreiras e muito mais.

São serviços completos que, com certeza, te ajudarão muito na vida profissional.

Somos referência de confiança, transparência e resultados, estamos presentes em mais de 50 países do mundo.

Para empresas oferecemos consultorias, que servem para identificar o que precisa ser melhorado em sua equipe e proporcionar todo o apoio profissional para uma análise profunda das necessidades e desempenho dos colaboradores.

Contamos com profissionais extremamente qualificados e experientes no mercado para te auxiliar a superar os mais diversos desafios da sua área de atuação. Seja para tentar algo novo, se desenvolver ainda mais na sua carreira ou iniciar sua vida profissional com o pé direito, nós podemos te ajudar!

Acesse nosso site ou entre em contato conosco para entender mais sobre nossas consultorias, mentorias e gestão de carreiras.