Telefone: (11) 3181-7670 [email protected]

De acordo com uma pesquisa da Isma Brasil (International Stress Management Association), 72% das pessoas estão insatisfeitas com o trabalho no país. Um dado expressivo que está relacionado a uma série de problemas na rotina das organizações. 

A pesquisa ainda indica que 89% dessas pessoas justificam tal insatisfação com a falta de reconhecimento. Em 78% dos casos, há um excesso de tarefas e 63% reclama de problemas de relacionamento com a equipe e superiores.

Essa insatisfação pode causar situações negativas para os colaboradores e também para a empresa. As pessoas podem ficar até mesmo doentes quando passam a maior parte de seus dias em um lugar que não as deixem confortáveis e felizes.

Para a organização, um colaborador insatisfeito produz menos, não se engaja, erra mais e contribui para um clima organizacional ruim. Para evitar esse tipo de situação e promover bem-estar aos profissionais, empresas de todos os portes e segmentos começam a procurar abordagens de gestão de pessoas para deixá-los mais satisfeitos e felizes durante a jornada de trabalho.

Dentre essas metodologias, a psicologia positiva vem ganhando destaque. Este conceito se baseia nas raízes da ciência do comportamento humano, fazendo com que as pessoas foquem nos aspectos positivos da experiência humana dentro de uma organização.

No entanto, colocá-la em prática pode ser mais difícil do que parece para empresas, ainda mais aquelas que não contam com um setor de Recursos Humanos bem estruturado.

Para ajudar, a seguir, explicaremos o que é psicologia positiva, como abordá-la com colaboradores e como adotá-la dentro das empresas da melhor forma com uma consultoria de RH. Acompanhe!

Psicologia positiva para empresas: tudo que você precisa saber sobre este conceito

Psicologia positiva é uma área que estuda a felicidade e bem-estar das pessoas. Seu objetivo é focar nos aspectos positivos da experiência humana ao invés de identificar e tratar problemas, como em outras vertentes da Psicologia.

É um conceito focado na construção de virtudes e investigação do bem-estar do ser humano na nossa sociedade. Nas palavras de Seligmann (criador da vertente da psicologia positiva)  em seu artigo Positive Psychology: An Introduction (American Psychologist, 2000), a melhor definição para este conceito é:

“O estudo científico do funcionamento e florescimento humano positivos em múltiplos níveis, incluindo as dimensões biológica, pessoal, relacional, institucional, cultural e global da vida.”

Nas empresas, se dá por uma abordagem que visa proporcionar melhor qualidade de vida e satisfação aos colaboradores. Além de deixá-los mais felizes no dia a dia, a empresa colhe benefícios como o aumento da produtividade, melhora do clima organizacional e outros.

Funciona como uma visão mais aberta e ampla dos potenciais de cada pessoa, da motivação e capacidade humana. Mas, afinal, como este conceito acontece na prática dentro das empresas?

Confira!

Psicologia positiva nas empresas: entenda como funciona

Basicamente, com este conceito, as organizações devem avaliar o estado emocional de seus colaboradores, entender suas necessidades e traçar estratégias para saná-las.

Para o RH, esse conceito é fundamental para investir no desenvolvimento humano durante a rotina de trabalho, impulsionar o engajamento dos colaboradores e equipes, e construir uma cultura organizacional positiva. 

Como colocar essa abordagem em prática? Como você deve imaginar, é mais complexo do que parece. São diversos métodos que se colocados em prática em conjunto, proporcionam maior bem-estar às pessoas.

Dicas de como colocar a psicologia positiva em prática na empresa 

O primeiro passo é proporcionar uma cultura organizacional positiva em que os colaboradores se sintam valorizados, reconhecidos e livres para compartilhar suas ideias a qualquer momento na empresa.

Além de deixar claro que eles devem encarar os erros como um aprendizado – neste momento, é importante fazer de tudo para que eles não sintam medo de errar. O segundo passo é proporcionar oportunidades de desenvolvimento profissional para a equipe.

O ideal é reconhecer os pontos fortes e fracos dos colaboradores e levar programas de treinamentos e desenvolvimento com abordagens positivas. Outra estratégia é dar mais foco aos pontos positivos do que os negativos nos feedbacks.

Assim, os colaboradores se sentem mais motivados e valorizados, mas com consciência de que alguns pontos precisam melhorar. Os líderes e gestores devem priorizar sempre a liderança positiva em que o  líder age como um potencializador dos seus liderados, reconhecendo e estimulando os talentos e competências de cada colaborador.

Outra dica é aplicar o capital psicológico positivo no dia a dia da organização. Este conceito se dá pela mensuração das competências comportamentais dos colaboradores a partir da psicologia positiva, como vontade, otimismo realista, resiliência e autoeficácia.

Os líderes podem usar essas características em prol de algumas atividades e propor capacitações para desenvolver os pontos em que o profissional precisa melhorar, contribuindo para que ele tenha uma carreira de sucesso dentro ou fora da empresa.

Como uma consultoria de RH pode ajudar!

Uma consultoria de Recursos Humanos pode ser fundamental para implementar essa cultura dentro de empresas. Os consultores vão analisar tudo que está sendo feito e identificar o que precisa ser melhorado para que haja um clima organizacional positivo. 

Além disso, ajudará a equipe de RH ou empreendedor a implementar essa abordagem da melhor forma possível. São profissionais especializados que explicarão e ajudarão a colocar um novo conceito – extremamente vantajoso – em prática. 

Na HIS Consulting, por exemplo, uma empresa especializada em consultorias profissionais, as organizações contam com todo o suporte que precisam para implementar novas abordagens e tecnologias nos seus processos, que acima de tudo, façam sentido para suas organizações.

Desta forma, ajudamos empreendedores de todos os portes e segmentos a colocar a psicologia positiva dentro da sua empresa para melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores e aumentar seus resultados.

São consultorias individualizadas com especialistas em RH, e experientes no mercado para te ajudar a melhorar o ambiente da sua empresa. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossas soluções!