(11) 3181-7670 [email protected]

Conheça 5 desafios que te impedem de crescer profissionalmente. Entenda como o planejamento de carreiras pode ajudar!

22 de outubro de 2021

Conheça 5 desafios que te impedem de crescer profissionalmente. Entenda como o planejamento de carreiras pode ajudar!

A grande maioria das pessoas desejam ter uma carreira de sucesso e alcançar suas metas profissionais. No entanto, poucas conseguem alcançar esse objetivo e se sentirem realmente felizes com a posição que estão na vida profissional.

Por que isso acontece? Existem dezenas de possíveis explicações para isso. Mas uma das principais, sem dúvidas, é a alta competitividade no mercado de trabalho. A sensação é comum para todos: a competição é a maior já vista, o que torna o mercado altamente seletivo.

Mais do que se destacar, o profissional deve ser qualificado tecnicamente, ter os conhecimentos necessários para a posição que almeja e conhecimento sobre suas habilidades pessoais, como estilo de liderança e comunicação, proatividade e capacidade de trabalhar em equipe, entre outras.

O fato é que está cada vez mais difícil. Existem diversos obstáculos para quem deseja chegar ao sucesso. Mas, este conteúdo não é para te deixar sem esperanças e fazê-lo desistir, muito pelo contrário.

Os desafios sempre existiram e ainda sim diversas pessoas chegaram ao sucesso, concorda? Com uma pesquisa no Google, encontramos várias histórias de pessoas bem sucedidas para nos inspirarmos. 

O que elas fizeram foi enfrentar esses desafios, contorná-los da melhor maneira para continuarem crescendo mesmo com tantas adversidades. E é isso que todos devemos fazer.

Para ajudar, listamos quais os principais desafios que impedem as pessoas de crescer e construir carreiras de sucesso. Mais do que isso: daremos algumas dicas para superar essas dificuldades.

Além disso, abordaremos a importância das mentorias para desenvolvimento de carreiras, um serviço que impulsiona os profissionais rumo ao sucesso. Acompanhe!

5 desafios que impedem as pessoas de crescer na carreira

Existem inúmeros desafios que impedem as pessoas de construírem carreiras de sucesso. São aspectos pessoais e profissionais que prejudicam o desenvolvimento profissional das pessoas. 

Mais do que um mercado incerto, falta de oportunidades e crises econômicas no país, a grande maioria desses desafios são relacionados ao comportamento e visão dos profissionais.

A pessoa pode ser um excelente programador, por exemplo, se ele for alguém sem inteligência emocional, ou seja, com capacidade de agir de maneira racional e coerente aos desafios diários e situações adversas, de conflito e pressão comuns da área, possivelmente o reconhecimento e o crescimento dentro de uma companhia almejada, será mais difícil.  

Precisamos combinar nossas aptidões e habilidades técnicas, com nossas características pessoais e comportamentais, que podem sim ser desenvolvidas. Ambos os aspectos devem se complementar,  somente assim, temos a possibilidade de estabelecer metas que nos tornem profissionais mais completos, para alcançar o patamar desejado. 

Veja alguns desafios comuns que atrapalham nosso crescimento.

Zona de conforto

A zona de conforto é extremamente perigosa nas carreiras. É um lugar seguro, confortável e cômodo para os profissionais, por isso, muitos ficam presos nele e estagnam a vida profissional, ou seja, não crescem profissionalmente. Com medo de arriscar e tentar coisas novas, as pessoas perdem oportunidades que seriam incríveis para a carreira. 

A zona de conforto é aquela região repleta de desculpas que o profissional encontra para não fazer algo que fuja da sua rotina. Você se identifica? Embora seja algo realmente prejudicial, centenas de pessoas estão nessa posição e não percebem.

A dica é: lide com esse medo. Procure mapear quais são as maiores dificuldades que paralisam sua capacidade de se desafiar ou de aceitar novos desafios. Se não conseguir deixá-lo para trás, faça pequenas mudanças e se exponha um pouco mais. Proponha novas ideias para os chefes, assuma responsabilidade, seja proativo, mande currículo para novas vagas, aumente seu networking, interaja com pessoas do ramo que você admira, entre outras ações que farão você sair dessa zona. 

Além de abrir os horizontes para novas oportunidades e sair da zona de conforto, com tudo isso, o profissional vai se sentir mais confiante para enfrentar novos desafios que apareçam ao longo do caminho. 

Não definir objetivos

Para ter carreiras sólidas e de sucesso, as pessoas precisam de planejamento. Para isso, é necessário ter seus objetivos definidos em mente e quais os desafios de cada um! Qual é a meta a curto, médio e longo prazo para sua vida profissional?

Quem não tem essa resposta pode se sentir perdido e aceitar oportunidades que não condizem com o que deseja. Além de que com essa atitude, a pessoa não sabe para onde ir e o que precisa fazer para alcançar o que deseja.

Nossa dica: trace um plano de ação. Com os objetivos em mente, entenda o que precisa ser feito. Exemplo: quero chegar a diretoria da empresa. Para isso, preciso primeiro ser promovido a gestor. Com isso em mente, pequenos objetivos devem ser traçados.

Para conseguir ser gestor, pode ser preciso, por exemplo, saber falar inglês, espanhol e dominar as demandas da área e demonstrar as suas capacidades de liderança. Nesse período você deve buscar os conhecimentos que faltam, estabelecer internamente que você está trabalhando para aquela posição, buscar networking e ganhar visibilidade. Quando surgir a vaga, você se sentirá seguro e capacitado para se candidatar e estará totalmente pronto para assumi-la.

Isto é, definir objetivos e um plano de ação!

Falta de habilidades relacionadas a liderança e gestão

Para conseguir cargos de níveis mais altos dentro de empresas ou mesmo se tornar um empreendedor, você precisa saber liderar e ser um bom gestor de pessoas. É o caminho natural dos profissionais ao crescerem na carreira.

Isso porque, nas duas situações, a habilidade de liderar e influenciar as pessoas, principalmente colaboradores, a abraçar uma causa e colocar dedicação nas suas tarefas é um dos pilares para construir equipes de alta performance. Quem não consegue ser um bom líder ou gestor, pode ter dificuldade de se manter nessas posições de liderança, especialmente por encontrar dificuldades para entregar o que é esperado (metas e resultados), uma vez que não consegue liderar as equipes e tirar delas o seu melhor.

A dica é: faça cursos, estude bastante, conheça metodologias de liderança, aprenda a conhecer sua equipe e as características de cada colaborador, entre outras ações que podem melhorar esse aspecto.

As mentorias de liderança são ótimas ferramentas para ajudar os profissionais a se desenvolverem no dia a dia, construindo essas características de líder. Vale a pena conhecer este serviço se você se identifica com este desafio!

Perda de emprego

Perder o emprego é um baque na vida de um profissional, que pode causar desmotivação e levar as pessoas ao sentimento de desorientação. É importante manter a calma e se lembrar que se isso acontecer, nada está perdido.

É hora de se organizar, colocar seu currículo em dia, caprichar na descrição dos principais desafios e realizações entregues no último emprego, se for preciso, consulte o serviço de revisão de currículo. Novas chances virão e quando estiver empregado novamente, o plano de ação continuará rumo ao sucesso!

Desmotivação na carreira

A desmotivação é um dos principais fatores que impedem o desenvolvimento profissional atualmente – podemos ser nossos piores inimigos, não é mesmo? Esse desânimo pode ser pessoal ou até mesmo com a empresa que está trabalhando, com a atividade da sua posição atual ou por outros fatores.

Isso faz com que as pessoas fiquem estagnadas, sem perspectiva para identificar, reconhecer e buscar seus objetivos. Portanto, se for algo pessoal, indicamos que seja otimista, acredite no seu potencial e invista em você.

Ações que podem te ajudar: procure por novos hobbies, muitas vezes a interação com outras atividades nos oferece motivação e nos ajuda a enxergar novas possibilidades; descansar é essencial para nossa mente; defina um momento para pesquisar e estudar sobre seus interesses e invista em ações de autocuidado (mental e físico). 

Se o problema estiver relacionado ao trabalho, busque entender o que está desmotivando, você pode buscar internamente novas oportunidades conversando com seu RH ou, se for o caso, procurar novas oportunidades em outros locais.

O importante é buscar trabalhar com o que gosta. Isso pode ser descoberto através de mapeamento comportamental, onde você vai evidenciar suas habilidades mais promissoras e permitir que você identifique as áreas e cargos que fazem mais sentido com o seu perfil. Assim, terá mais chances de ser um profissional de sucesso! 

Como a mentoria de carreira pode ajudar?

Mentoria é um processo de aceleração de carreira por meio do acompanhamento por um profissional mais experiente na área de atuação. Basicamente, é a relação mentor-mentorado.

O mentor é um profissional de sucesso e o mentorado você, que precisa de ajuda para traçar uma carreira bem sucedida. Ele fará um acompanhamento próximo para te ajudar a lidar com todos os desafios que você tem no dia-a-dia e principalmente a contornar as dificuldades para alcançar a posição almejada. Através de um olhar diferenciado diante das situações para que tome as melhores decisões, vai te impulsionar a sair da zona de conforto e dar dicas de possibilidades de novos caminhos.

Para ter sucesso, o ideal é que conte com mentores de alta qualidade. Na HIS Consulting, uma empresa especializada em mentorias, oferecemos mentorias de carreira incríveis e além de mentorias, são oferecidas outras categorias de desenvolvimento profissional e de carreira, como o mapeamento comportamental com devolutiva. 

São serviços para impulsionar a sua vida profissional e te ajudar a se encontrar na carreira. Entre em contato para saber mais!

Leia mais sobre

Últimos Artigos