Telefone: (11) 3181-7670 [email protected]

Em decorrência da pandemia causada pela Covid-19, a economia brasileira ficou paralisada por alguns meses. Empresas de todo o país precisaram tomar medidas de contenção de gastos (como demissões em massa e pausa na contratação de novos profissionais). 

Com o avanço da vacinação, a economia começa a apresentar sinais de recuperação – o que permite que as contratações voltem a acontecer, bem como a retenção da equipe atual passa a ser mais garantida 

Em contrapartida, mesmo antes da pandemia, realizar processos seletivos assertivos já era um grande desafio. Com milhares de candidatos em busca de novas oportunidades e um modelo de seleção mais voltado para o digital, contratar novos profissionais passou a ser algo ainda mais complexo. 

Mais do que um bom currículo, diante de um número muito superior de candidatos por vaga, o profissional deve se diferenciar através da demonstração de seus valores e habilidades comportamentais (soft skills), que devem ir de encontro com as metas da organização. Por esse e outros diversos motivos, realizar um processo seletivo é mais difícil do que parece – principalmente quando a empresa espera encontrar talentos e retê-los na empresa.

O que analisar além do currículo? Como montar dinâmicas assertivas? Como ter certeza de que aquele é o candidato ideal? Esse é um momento que necessita de atenção para mitigar erros, precisa ser certeiro e não deixar espaços para tantas dúvidas e uma eventual contratação errada.

Afinal, o recrutamento e seleção de colaboradores gera custos e investimento de tempo das equipes de Recursos Humanos. Para ajudar empresas a realizarem esses procedimentos, neste conteúdo há diversas informações importantes que vão ajudar a todos entenderem quais os principais desafios dos processos seletivos e como superá-los na prática.

Acompanhe para entender como montar um processo seletivo de qualidade, assertivo e eficiente. No final, explicaremos como a consultoria de RH e empresas de recrutamento e seleção podem ser uma grande aliada neste momento.

Processos seletivos: o que é? Como fazer?

Dentre uma das diversas responsabilidades do setor de Recursos Humanos, realizar processos seletivos assertivos está entre as mais importantes. A área precisa atrair e reter talentos para compor times de alta performance para a organização.

Este processo precisa ser bem feito, caso contrário, a empresa perderá recursos contratando alguém que não agregará ao time. A taxa de turnover vai aumentar e a equipe perderá tempo passando as atividades para cada novo colaborador que entrar, diminuindo o ritmo de produção e desenvolvimento.

O clima organizacional pode ser prejudicado e os resultados da empresa serão impactados negativamente. Isso porque cada integrante importante em uma organização, cada um dos colaboradores tem alto impacto no trabalho em equipe.

São diversos desafios, que dão complexidade para o processo seletivo, e muitas empresas têm dúvidas nessas etapas, como a definição do perfil do candidato ideal, como reconhecer se ele tem o fit comportamental adequado para a empresa,  desenvolver testes assertivos, contornar a eventual falta de recursos, entre outros.

Entenda em detalhes alguns dos principais desafios para conseguir preparar um ótimo processo seletivo. Acompanhe!

Principais desafios dos processos seletivos

Definir o perfil do candidato perfeito para cada vaga é um desafio para profissionais que estão montando processos seletivos. É a primeira etapa e a mais importante deste processo, dado que essas informações vão guiar todo o resto. Lembrando que o ideal é olhar para a equipe como um todo e de maneira estratégica buscar candidatos capazes de complementar a equipe, com a as qualidades que estão “faltando” na equipe atual, para conseguir construir uma equipe que seja completa.

Neste momento, as empresas devem estabelecer quais habilidades o profissional deve ter e os aspectos ligados ao comportamento que o candidato ideal deve oferecer. Exemplo: precisa ser uma pessoa comunicativa, que saiba liderar e trabalhar em grupo.

A nossa dica é que o setor de RH monte uma persona do candidato. Ou seja, um personagem com todas as características necessárias – faixa etária, profissão, nível escolar, gostos, habilidades, valores, entre outros aspectos. 

Outro grande desafio é traçar testes de acordo com a vaga. Isso porque, mais do que um bom currículo, o profissional deve saber lidar com as demandas do dia a dia da empresa.

Então, o RH deve montar testes que provem essas habilidades. Uma boa ideia é se reunir com gestores, coordenadores e líderes da área que está contratando e entender como o trabalho do novo colaborador funcionará.

Assim terá uma base do que deve ser analisado. Entenda também como o time funciona e as características que o novo colaborador deveria ter – as quais ajudariam a manter um bom clima organizacional.

Tempo para o preenchimento de vagas. Profissionais de RH sabem que cada vez mais empresas exigem contratações rápidas para que a equipe não fique desfalcada por muito tempo, o que pode prejudicar a análise aprofundada dos candidatos. 

A dica é contar com a tecnologia a favor da empresa. Entrevistas por videochamada, testes teóricos, mapeamento comportamental e outras soluções que podem ajudar a otimizar o tempo.

A nossa maior recomendação, a qual fará a maior diferença nos processos seletivos de uma empresa é contar com as consultorias de RH e empresas de recrutamento e seleção. Entenda. 

Consultorias de RH são grandes aliadas

A HIS Consulting oferece consultorias de Recursos Humanos para empresas que desejam aprimorar seus processos internos. Nestes casos, nossos consultores identificam falhas e ajudam a companhia a solucioná-las para realizarem processos seletivos assertivos.

Já o serviço de recrutamento e seleção é ainda mais vantajoso para organizações que não querem se preocupar com a contratação de colaboradores. Então, nós contamos com profissionais especializados em processos seletivos (com conhecimento em linguagem corporal, psicologia, entre outros).

Eles realizam todo o processo para a empresa e depois de uma análise aprofundada, indica os candidatos que mais se destacaram para que a empresa faça a entrevista final e decida qual deve ser contratado. É muito simples e prático. 

Para saber mais sobre nossas soluções, entre em contato conosco ou acesse nosso site. Realiza processos seletivos de qualidade para ter equipes compostas pelos melhores profissionais do mercado.