Telefone: (11) 3181-7670 [email protected]

As pessoas são os bens mais valiosos de qualquer empresa. Sem elas, não há trabalho, mudanças e muito menos crescimento. Essa é uma realidade que muitos gestores, líderes e empreendedores ainda não levam a sério. 

É comum colocar os esforços e investimentos em outras áreas, como a de vendas,que também são importantes, e esquecem de uma das abordagens mais significativas que beneficiam todas as áreas: a gestão de pessoas.

Embora existam inúmeras tecnologias (como robôs e softwares), os colaboradores ainda são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer negócio. 

Felizmente, muitas empresas estão se tornando cases de sucesso,  ao mesmo tempo que focam na gestão de pessoas e provam na prática que colocar essa estratégia em ação é algo muito vantajoso.

Dentre os possíveis resultados estão: o aumento da produtividade e performance dos colaboradores, identificação de novos líderes, melhora do clima organizacional, e do trabalho em equipe, mapeamento de perfis para cargos chaves, estas são apenas algumas ações  que impactam diretamente nos resultados da empresa, mas as possibilidades são inúmeras . 

Embora o gerenciamento do capital humano seja extremamente importante nos dias de hoje, lidar com pessoas não é uma tarefa fácil. São diferentes perfis comportamentais, personalidades e maneiras de lidar com adversidades. 

Para fazer uma boa gestão de pessoas, é preciso uma abordagem multidisciplinar – a qual envolve conhecer bem o perfil de cada colaborador, boas práticas de liderança, treinamentos, acolhimento psicológico, motivação, saber ouvir as necessidades que muitas vezes vai além da motivação financeira.. 

Mas, afinal, o que é gestão de pessoas? Como essa abordagem pode impactar o crescimento das empresas? Entenda essas e outras questões ao longo deste conteúdo. Explicaremos tudo que precisa saber sobre essa questão e, principalmente, como colocá-la em prática. 

Acompanhe! 

 

Gestão de pessoas: entenda a importância

A gestão de pessoas atualmente conta com diversas técnicas para sustentar o organismo da empresa. É uma abordagem que visa conciliar os objetivos e desejos dos colaboradores com as metas da corporação.

São mecanismos administrativos e da área de Recursos Humanos para gerenciar as relações e o desenvolvimento da empresa e dos colaboradores , visando o pleno e saudável crescimento do negócio. 

Gestão de capital humano conta ainda com um conjunto de práticas e metodologias objetivadas para maximizar o potencial de cada colaborador individualmente e das equipes. 

Assim, o setor responsável por essa estratégia deve garantir as necessidades dos colaboradores, seus direitos e proporcionar acolhimento – ainda mais em momentos de crise, como a pandemia do Coronavírus.

Segundo a SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas): “São em momentos de crise que a gestão de pessoas se faz ainda mais necessária, porque é mais desafiador manter profissionais motivados nesses períodos, que em momentos de prosperidade, onde a economia e o mercado vão bem”.

É possível desenvolver  ações que visam a satisfação e motivação dos funcionários, que além de criar um ambiente de harmonia para que todos trabalhem sem conflitos contribui para que os  colaboradores vistam a camisa. Com isso são mais produtivos, eficientes, engajados e comprometidos com suas tarefas e os serviços da empresa. Diante disso, a prestação de serviço, produtos e atendimento ao cliente são mais satisfatórios, o que atrai e fideliza consumidores. 

Esses aspectos fazem com que a empresa tenha diferenciais em relação aos seus concorrentes no mercado, atraia mais resultados e apresente um crescimento sustentável, saudável e constante para os negócios. 

 

Qual a importância da gestão de pessoas em empresas?

Os benefícios dessa abordagem ficam evidentes, mas qual a importância de ter uma boa gestão de pessoas para as empresas? Independentemente do porte da corporação, ter um time comprometido é fundamental para aumentar resultados. Porém, vai muito além disso!

A rotatividade de pessoas dentro das corporações é um problema recorrente. Além dos gastos  à contratação e rescisão , existem despesas invisíveis aos administradores, como o possível custo de divulgação da vaga, o tempo dedicado do profissional de RH, que poderia estar empenhado em pensar em soluções estratégicas para o grupo, o custo com treinamento para esse profissional que vai chegar, entre muitos outros.  Por isso, a rotatividade alta, sem o devido controle, traz prejuízos financeiros, torna os processos mais lentos e aumentam as falhas em processos, e ainda desequilibram a harmonia das equipes afetando a produtividade e a capacidade de entrega.

Ter uma equipe que veste a camisa da empresa é essencial, e ainda mais relevante para negócios de médio ou pequeno porte, afinal, são times reduzidos e que precisam ser compostos por profissionais extremamente qualificados e dispostos. 

De qualquer forma, em pequenas ou grandes organizações, tanto o setor administrativo quanto o de RH devem trabalhar para gerenciar o capital humano de forma humanizada e efetiva. 

 

Como fazer boa gestão de pessoas?

O gerenciamento de capital humano é extremamente necessário, mas não é uma atividade fácil, nós sabemos. Para solucionar muitas dessas questões, diversas empresas oferecem consultorias em gestão de pessoas

Como funciona? São empresas especializadas que analisam o funcionamento das empresas para identificar pontos que podem ser melhorados. Após essa  análise , essas empresas sugerem ações para melhorar essa gestão. 

Tudo é feito visando auxiliar líderes e gestores no mapeamento de qualquer tema que seja um desafio para a organização – como o surgimento de novas leis, regulamentações, tecnologias ou até mesmo dúvidas e novos processos em momentos de crise. 

 

Conheça a HIS Consulting 

Nós, da HIS Consulting, acreditamos que a gestão de pessoas de forma humanizada pode levar empresas ao sucesso com mais qualidade e agilidade. Para isso, oferecemos uma consultoria de RH especializada para todos os tipos de negócios. 

Contamos com um time de parceiros qualificados em diversas áreas para levar até você a solução que precisa. 

Atuamos com expertise e experiência em gestão de pessoas para solucionar problemas que a sua empresa pode estar com dificuldades, até mesmo para identificar a causa do problema. 

Acompanhamos o surgimento de novas regras, novas tecnologias e novas formas de trabalhar e se desenvolver para oferecer a melhor solução para sua empresa. 

Nossa consultoria em gestão de pessoas apresenta soluções para problemas no gerenciamento de capital humano, que podem estar interferindo  no crescimento da sua empresa, são mudanças que  exigem atenção. Levamos soluções qualificadas, humanizadas e atuais. Entre em contato e conheça nossos serviços!